A importância do aquecimento

O aquecimento consiste em um conjunto de exercícios, ou de movimentos, que se realiza antes de executar uma atividade ou treinamento para estabelecer um estado desejável de preparação das capacidades físicas, psíquicas e técnicas do praticante. Existe o aquecimento geral e o aquecimento específico.

Aquecimento geral: é realizado geral através de exercícios que servem para aquecer os grandes grupos musculares, sistemas e funções: iniciado principalmente sob a forma de corrida, o aquecimento geral deve preceder sempre o específico.

Aquecimento específico: complementa o aquecimento geral, devido sua especificidade são efetuados movimentos que servem para aquecer os músculos, ou grupos musculares que atuam em relação direta com a modalidade em questão.

Na sua maioria, quem treina geralmente comete um dos seguintes erros: ou se esquece de fazer o aquecimento antes do treino ou sobrevaloriza-o e acaba transformando o aquecimento em um treino completo.

Por que o aquecimento é necessário?

Sua principal função  é, como o nome já diz, aquecer o corpo e os músculos que irão trabalhar. Após o aquecimento os músculos ficam mais flexíveis, o que diminui o risco de lesões. Também aumenta a amplitude viável do movimento, o que permite que este seja executado tecnicamente melhor.

Uma outra função do aquecimento é preparar gradualmente o sistema nervoso para o treino de força. Levantar grandes pesos sem informar o corpo de que tem vindo um esforço sério provoca um estresse desnecessário a quem treina.

Quanto tempo deve durar?

Depende dos seguintes fatores: horário, temperatura ambiente, condições climáticas, idade, grau de treinamento do atleta ou praticante, capacidade física objetivada, etc…, de maneira geral sua duração varia de 15 a 30 minutos. Para um treinamento de hipertrofia, 15 minutos são suficientes para o aquecimento geral. Deve-se reservar a primeira série de cada exercício para a realização do aquecimento específico. Esta deve ser realizada com uma carga equivalente à 25 % da utilizada para o treinamento com o objetivo de aquecer o músculo a ser treinado e suas respectivas articulações. Essa série não deve ser contada !!!

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