O melhor momento para o treino abdominal

Grande parte dos atletas busca um abdômen firme, liso e tonificado. Muitos querem dar um passo adiante e desenvolver uma abdômen trincado, o famoso ”six-pack” , enquanto outros se contentam com a manutenção de um pequeno tamanho da cintura. Seja qual for o seu objetivo abdominal, há uma grande quantidade de informação e desinformação sobre a formação nesta área específica – especialmente na internet.

Em primeiro lugar, é importante perceber que um abdomens bem definidos são tanto um produto de alimentação,quanto de treino. Ser capaz de ver seu abdômen significa que você precisa ser magro, para os homens, isso normalmente significa que os níveis de gordura corporal de 10% ou menos, e 16% ou menos para as mulheres. Há uma velha expressão na musculação que diz ” six-pack é feito na cozinha”, para ter certeza de que, juntamente com a sua rotina de treinamento abdominal, sua dieta está em ordem também.

Você também precisa considerar a escolha de exercícios. Flexões, abdominais e outros exercícios de flexão da coluna vertebral são bons, mas como seus movimentos da coluna em uma variedade de direções, é necessário selecionar uma variedade de exercícios, se você quiser maximizar o seu desenvolvimento abdominal.

Por fim, ao título deste post, quando é o melhor momento para treinar seu abs? As opiniões variam, porque não há uma resposta simples. Como tantas perguntas relacionadas, a resposta é: depende!

Aqui estão algumas opções a considerar:

•  Treino abdominal no início do seu treino – exercícios abdominais geralmente envolvem o movimento da sua coluna e sua coluna é uma junção grande e complexa, constituído de 33 ossos individuais chamados vértebras. Ao fazer algum trabalho abdominal perto do início do seu treino, você pode soltar-se e mobilizar a sua coluna vertebral, que pode ajudar a garantir que você está completamente aquecido antes de começar o treino principal. Em contrapartida, o uso excessivo de seu abdominais no início de seu treino pode reduzir a estabilidade da coluna vertebral para o desempenho seguro de exercícios-chave, como agachamento e levantamento terra,por isso, embora esta é uma opção viável para alguns exercícios.

•  Treino abdominal durante seu treino – uma ótima maneira de realizar o trabalho abdominal é durante as pausas de seus principais exercícios. Isso faz com que o seu treino mais eficiente em relação ao tempo e também garante a sua freqüência cardíaca permanece elevada durante todo o treino. Além da eficiência-tempo, esta é também uma ótima maneira de queimar mais calorias.

•  Treino abdominal no final de seu treino – a principal vantagem de realizar seus exercícios abdominais por último é que, em termos de gasto de energia, exercícios abdominais são mais fáceis do que os exercícios compostos como agachamento e levantamento terra. Isto significa que, apesar de ter trabalhado duro, você ainda deve ter energia suficiente para terminar o seu treino com alguns exercícios abdominais eficazes.

•  Treino abdominal em um dia separado – esta é uma ótima opção se você leva a sério seu trabalho abdominal. Treinando antes ou depois dos demais treinos é bom, mas o tempo e a energia podem ser fatores limitantes. Dedicando um par de sessões de mini-treinamento por semana para o seu abs pode; a) deixar você com mais tempo para os seus principais treinos e b) permitir que você se concentrar 100% no desenvolvimento de seu abdômen. Se você optar por fazer isso, certifique-se de passar um par de minutos a aquecer antes do treino abdominal para garantir que você minimize o risco de lesões.

Em resumo – não tem um “melhor momento” para o treino abdominal – muito depende do que você precisa e do que seu personal trainer acha que é melhor para você.

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