O que é a dieta detox?

O que é Detox?

Basicamente, a palavra Detox ,abreviação para desintoxicação, é processo natural e contínuo do corpo de neutralizar ou eliminar as toxinas do corpo. As toxinas são tudo o que podem danificar os tecidos do corpo, incluindo os resíduos que resultam da atividade de células normais, como a amônia, ácido láctico e homocisteína, e as toxinas de origem humana que estamos expostos no nosso ambiente, comida e água.Os sistemas de fígado, intestinos, rins, pulmões, pele, sangue e linfáticos trabalham juntos para garantir que as toxinas sejam transformados quimicamente para compostos menos prejudiciais e excretados do  nosso corpo.

O que é então uma dieta detox?

Apesar da palavra desintoxicação ser associada principalmente como um tratamento para a dependência de álcool ou drogas, o termo também é utilizado para se referir a um programa de dieta, ervas e outros métodos de remoção de toxinas ambientais.

Há muitos tipos diferentes de dietas detox. Geralmente, uma dieta detox é uma dieta de curto prazo que:

  • Minimiza a quantidade de produtos químicos ingeridos (por exemplo, comer alimentos orgânicos).
  • Enfatiza alimentos que fornecem as vitaminas, nutrientes e antioxidantes que o organismo necessita para a desintoxicação.
  • Contém alimentos, como alimentos ricos em fibras e água, que extrair e eliminar toxinas através do aumento da freqüência de evacuações e micção.

Por que as pessoas fazem a dieta detox?

Um corpo crescente de pesquisas sugere que muitos dos produtos químicos que ingerimos diariamente através de alimentos, água, ar e pode se tornar depositado em células de gordura em nossos corpos. As toxinas incluem pesticidas, antibióticos e hormônios em alimentos, produtos químicos a partir de embalagens de alimentos, produtos de limpeza, detergentes, aditivos alimentares, metais pesados, poluição, drogas e fumaça de cigarro.Uma dieta que carece de certos nutrientes também pode prejudicar a nossa capacidade natural para desintoxicar produtos químicos, o que leva ao seu acúmulo no organismo.

A carga cumulativa, o chamado “peso corporal”, pode levar a doenças e tem sido associada a um desequilíbrio hormonal, a função imunológica diminuída, deficiência nutricional e um metabolismo ineficiente. Sintomas incluem indigestão, falta de concentração e lentidão, dores de cabeça, mau hálito, fadiga e dores musculares.

Benefícios

As pessoas frequentemente relatam melhoria da energia, a pele mais clara, os movimentos intestinais regulares, melhora a digestão e aumento da concentração e clareza após uma dieta de desintoxicação.

Quem não pode fazer essa dieta?

Qualquer um que considera uma dieta detox deve consultar um profissional de saúde qualificado e /ou o seu médico em primeiro lugar. Mulheres ou crianças grávidas ou amamentando não devem fazer a dieta detox. Pessoas com certas condições de saúde, como doença renal ou hepática só deve fazê-la sob a supervisão de seu nutricionista.

A fadiga, indigestão, tosse, dor muscular e falta de sono podem ser sinais de uma doença grave. É por isso que é importante consultar um clínico geral para uma avaliação completa para garantir que todos os sintomas não são causados ​​por uma condição médica que requer tratamento imediato.

Efeitos colaterais

Um dos efeitos colaterais mais comuns são dor de cabeça nos primeiros dias após o início da dieta de desintoxicação, muitas vezes devido a retirada da cafeína. Por esta razão, os médicos muitas vezes sugerem gradualmente diminuindo a quantidade de cafeína antes de se iniciar uma dieta de desintoxicação. Além disso, algumas pessoas optam por se afastar do trabalho para começar uma dieta de desintoxicação ou iniciar a dieta no fim de semana.

Outros efeitos secundários incluem diarreia excessiva, que pode conduzir a uma desidratação e perda de electrólitos. A constipação pode ocorrer se as pessoas consomem excesso de fibra sem também aumentar a sua ingestão de líquidos. Outros efeitos colaterais podem incluir cansaço, irritabilidade, acne, perda de peso e da fome. Qualquer agravamento dos sintomas ou novos sintomas que ocorrem durante uma dieta de detox deve levar a uma visita a um profissional de saúde qualificado.

Se uma dieta detox é continuada por mais tempo, isso pode resultar em deficiências nutricionais, principalmente de proteínas (algumas dietas de desintoxicação omitem produtos de origem animal) e cálcio.

Palavra dos especialistas

As dietas de desintoxicação não são necessárias. O corpo pode desintoxicar por conta própria, sem a ajuda de uma dieta de desintoxicação. Nosso sistema evoluiu para eliminar adequadamente novos produtos químicos no meio ambiente sem a ajuda extra de dietas.

CURTA NOSSA PÁGINA!

DIGITE AQUI O QUE PROCURA!

RECEBA AS NOSSAS DICAS!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do site!

Siga-nos no google +