O que é Whey Protein e quais seus beneficios?

A Whey Protein  é considerada uma proteína completa e contém todos os nove aminoácidos essenciais, e tem baixo teor de lactose.

Existem três tipos principais de Whey Protein: Whey Protein Concentrada (WPC), Whey Protein Isolada (WPI) e Whey Protein Hidrolisada (WPH):

Whey Protein Concentrado – A WPC contém baixos níveis de gordura e baixos níveis de carboidratos . (lactose) A porcentagem de proteína na WPC depende de quão concentrado ele é. A quantidade mais baixa tende a ser de 30% de proteina e a mais alta de 90%.

Whey Protein Isolado – As WPIs são tratadas posteriormente para remover toda a gordura e lactose. WPI é geralmente pelo menos 90% de proteína.

Whey Protein Hidrolisado – WPH é considerado como uma forma “pré-digerida” de Whey Protein, uma vez que já foi submetido a hidrólise parcial – processo necessário para que o corpo absorva a proteína.A WPH não exige tanta digestão como as outras duas formas de Whey Protein. Além disso, ele é comumente usado em suplementos de proteína medicinais e em fórmulas infantis por causa de sua melhora na digestibilidade e redução do potencial alergênico.

Suplementando com Whey Protein na musculação

A suplementação de Whey Protein, juntamente com treino com pesos e uma alimentação equilibrada,podem ajudar a melhorar a síntese proteica muscular e promover o crescimento de massa magra. Melhores ganhos de força estão associados com a suplementação de Whey em comparação com a caseína,sendo essa ultima recomendada a se tomar antes de dormir e não no pós-treino,mas isso falaremos em outro post.

Já a Whey Protein,recomenda-se tomar juntamente com dextrose ou maltodextrina misturados em 300 ml de água ou leite desnatado.Você pode incluir a creatina também se quiser,mas é opcional.O ideal é que esse ”Shake proteico” seja ingerido no máximo até 1h  depois  do treino para se obter melhores resultados.

Benefícios da Whey Protein para a Saúde

Há muitos benefícios associados com o consumo de Whey Protein, e os pesquisadores estão constantemente a encontrar novas propriedades terapêuticas possíveis.

Os possíveis benefícios para a saúde do consumo de Whey Protein incluem:

  • Perda de peso – de acordo com um estudo, publicado no Nutrition & Metabolism , as pessoas que tomaram uma fração de Whey especializada (ProLibra ™, rica em leucina, peptídeos bioativos e leite de cálcio ) perderam significativamente mais gordura corporal e mostraram uma maior preservação da massa muscular magra em comparação a medicamentos controladores de peso

  • Propriedades anti-câncer – Resultados promissores foram publicados na revista anticâncer Research para o uso de Whey Concentrado (WPC) e modulação glutationa no tratamento do câncer.

  • Redução da pressão arterial e reduzir o risco de doença cardiovascular – pesquisa publicada no International Journal Dairy descobriu que bebidas a base de Whey Protein reduziram significativamente a pressão arterial em pacientes com hipertensão , o risco de desenvolver doença cardíaca e acidente vascular cerebral também foi menor.

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