Os benefícios do BCAA

O BCAA ou aminoácidos de cadeia ramificada são representados por leucina, isoleucina e valina e são responsáveis por 35% dos aminoácidos presentes nos músculos. Ao contrário da maioria dos outros aminoácidos,o BCAA contorna o metabolismo hepático (fígado) e está diretamente envolvido no trabalho muscular, onde serve como doador de nitrogênio para a síntese de outros aminoácidos importantes, tais como glutamina e alanina,por isso,ele também está diretamente envolvidos nos processos anti-catabólicos que ocorrem nos músculos.

A suplementação com BCAA, por conseguinte, permite as seguintes vantagens:

1. Maior estimulação da síntese de proteínas;

2. Aumento da força muscular devido à oposição da entrada de triptofano livre no cérebro. O triptofano é um aminoácido essencial que, nas últimas fases da atividade física, no momento em que os BCAAs começar a atuar como um substrato energético, entra no cérebro, onde é convertido em serotonina, um neurotransmissor do cérebro que transmite a sensação de fadiga (isto é uma boa razão para tomar BCAA antes do treino)

3. Limitação da formação de amônia (que é uma substância muito tóxica para os tecidos e evita a síntese de proteinas).

4. Mais energia durante os treinos. Isto é devido ao fato de durante a sua forma de oxidação de alanina, que é o precursor mais importante da gluconeogênese (formação de nova glicose, por conseguinte, de energia) no fígado, enquanto que a manutenção da glicose estável no sangue. Sem mencionar que a síntese de glutamina depende dos aminoácidos de cadeia ramificada.

5.  O BCAA funciona melhor quando o músculo está em um estado catabólico, por exemplo, devido a uma dieta de baixa calorias, para que eles possam ajudar a prevenir a perda de massa muscular durante dietas rigorosas.

6. Recuperação muscular mais rápida.

7. Um forte sistema imunológico.

Tomar BCAA antes de um treino

· Tomando o BCAA antes de um treino desencadeia a resposta de alguns hormônios anabólicos, especialmente o hormônio do crescimento , insulinatestosterona .

· Além disso, o BCAA bloqueia a entrada do triptofano no cérebro (mencionado anteriormente), então temos mais energia durante um treino intenso.

Tomar BCAA no meio de um treino

Toma-lo poderia diminuir degradação e proteína que ocorre no músculo esquelético durante o exercício intenso.

· Pelas razões mencionadas, a administração de BCAA durante o exercício pode também ser usado para reduzir algumas das dificuldades encontradas durante os treinos longos.

Tomar BCAA depois de um treino

· Para restaurar as reservas de energia e facilitar a síntese de proteína, diminuindo o catabolismo pós-treino.

Dosagem:

Quanto a dose mínima a ser usada, é interessante que seja de pelo menos 4 a 6 gramas, ou até 10-12 gramas ou mais se você tiver recursos suficientes.
Essa dosagem deve ser dividida em antes,durante e após o treino.

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