Vitaminas do complexo B e seus benefícios

As vitaminas do complexo B afetam positivamente alterações de humor, ansiedade, depressão. Elas também aumentam a energia e em geral, contribuem para o bem-estar geral. As vitaminas do complexo B  melhoram a memória e concentração, e são importantes para o tratamento da anemia, uma vez que permitem uma melhor utilização do ferro.

Funções das vitaminas do complexo B no organismo:

– Envolvido em muitos processos metabólicos
– Participa no metabolismo dos hidratos de carbono e gorduras
– Importante para a digestão, estimula os fermentos que controlam a digestão.
– Previne o aparecimento da arteriosclerose, de coagulação excessiva do sangue e a formação de pedras nos rins
– Protege o fígado e ajuda a sua trabalho
– Renovação das células 

Vitamina B1 (tiamina)

Ela pode ser encontrada no gérmen de cereais, ervilhas, pão integral, leite, arroz castanho. A Vitamina B1 é essencial para a transmissão de sinais nervosos aos músculos e, assim,está envolvido com a nossa mobilidade.A Vitamina B1 está incluída na maioria dos processos de obtenção de energia a partir de hidratos de carbono no nosso corpo. A falta de vitamina B1 leva à irritabilidade, insônia, perda de apetite e problemas digestivos.

Vitamina B2 (riboflavina)

Pode ser encontrada nos seguintes alimentos: brócolis, amêndoas, leite, espinafre. A Vitamina B2 participa em todos os processos de degradação de hidratos de carbono, proteínas, gorduras, isto é – a criação de energia. No caso da falta desta vitamina – primeiro você começa a ver mudanças em sua pele. Por exemplo, lábios ficam secos e rachados, endurecimento da pele, unhas quebradiças, etc

Vitamina B3 (niacina)

Pode ser encontrada na carne de frango, salmão, atum, fígado, ovos, amendoim, frutos verdes. A Vitamina B3 é uma parte integrante do processo de co-enzima que transporta hidrogênio e estimula a construção e desagregação de hidratos de carbono e aminoácidos . Ela também é importante para criar e dirigir a energia, bem como o funcionamento normal do sistema nervoso. Alimenta a pele, ajudando à criação de colágeno, e participa na criação de pigmento da pele. Sinais de uma falta desta vitamina pode ser a perda de apetite, tonturas, perda de peso, distúrbios digestivos, depressão e doença mental grave.

Vitamina B5 (ácido pantotênico)

Ela pode ser encontrada no iogurte natural, abacate, batata-doce, cogumelos, frango. A vitamina B5 apoia a ação da vitamina E, estimula a mobilidade dos músculos e é importante para a criação de anticorpos que protegem a membrana mucosa da boca, garganta e vias respiratórias.

Vitamina B6 (piridoxina)

É encontrado em bananas, salmão, espinafre, cereais integrais, repolho verde, ovos. Ele é uma vitamina do crescimento e é responsável pela divisão de tecido, sem a qual o corpo não pode ser desenvolvido. A dopamina é criada com a ajuda de vitamina B6 e é importante na transmissão dos impulsos nervosos. A ausência provoca distúrbios intestinais, perda de apetite, fadiga, depressão.

Vitamina B9 (ácido fólico)

O ácido fólico é encontrado em vegetais verdes, espinafre, feijão, carne bovina, carne de ovinos e fígado de galinha. A sua tarefa mais importante é a construção de tecidos. Ela ajuda a tornar trombócitos necessários para a coagulação do sangue, por isso é essencial para o crescimento normal e cicatrização de feridas.Além disso, incentiva a criação de células brancas do sangue que são necessárias para fortalecer o sistema imunológico .

Vitamina B12 (cobalamina)

Frango, peru, leite, ovos, carne são alimentos ricos nesta vitamina.A Vitamina B12 é responsável para a saúde das células vermelhas do sangue. Esta vitamina é diferente das outras do grupo B, pois é produzido exclusivamente por microrganismos. É uma vitamina da “carne” , e a falta comumente ocorre em vegetarianos.

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